IFPI

Instituto Federal do Piauí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

IFPI
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Fundação 29 de dezembro de 2008
Tipo de instituição pública federal
Reitor(a) Francisco das Chagas Santana
Estado Piauí
Instituições de ensino superior do Brasil Flag of Brazil.svg
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí é uma instituição que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Sua Reitoria está instalada em Teresina.

Histórico

O Instituto Federal do Piauí foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Sua Reitoria está instalada em Teresina.
O IFPI foi criado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, localizado em Teresina, instalando-se inicialmente no bairro Pirajá, posteriormente foi transferido para um velho casarão situado na Praça Pedro II, onde recebeu o nome de Liceu Industrial do Piauí em 1934, cognominado, posteriormente, Escola Industrial de Teresina em 1942. Em 1938, constituiu-se a nova sede da Escola, onde ainda hoje permanece, ampliada ao longo desses anos, na Praça da Liberdade. Em 1966, chamou-se Escola Industrial Federal.
Em 1967, foi elevada à categoria de Ensino Técnico do 2º grau, passando a se chamar Escola Técnica Federal do Piauí'. Em 1994, foi autorizada a transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI), pela lei 8.948/94, que se efetivou em 22 de março de 1999, com a assinatura do decreto autorizativo pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Cursos

Formação técnica

Área de Construção Civil
Área de Transportes
Área de Meio Ambiente
Área de Indústria
Área de Saúde
Área de Gestão
Área de Comércio
Área de Informática
Área de Comunicação
Área de Artes

Formação Superior

Área de Educação
Área de Engenharia
Área de Tecnologia
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Área de Gestão
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
  • Tecnologia em Secretariado

Laboratórios